FIQUE POR DENTRO

Urologia: “Centro de Saúde Popular promove campanha de cuidados para os pais”

Ação antecipa o novembro azul e visa a conscientização dos homens em relação à saúde

“Quando ir ao urologista?” Esta é uma dúvida constante entre os homens. Além deste questionamento, existem também os receios que envolvem a visita a este especialista. No entanto, consultar o urologista não é tão difícil quanto parece, além de ser algo extremamente necessário para a saúde masculina. Para estimular estes cuidados preventivos e contemplar também os homens que são pais, o Centro de Saúde Popular inovou ao lançar uma campanha de antecipação do Novembro Azul, a qual visa conscientizar os homens sobre a saúde, principalmente a prevenção do câncer de próstata.

Pensando nisso, o Centro preparou um mês de atendimentos especiais. “Como comemoramos em agosto o Dia dos Pais, desenvolvemos esta campanha com uma promoção, de uma maneira que além de homenagearmos os pais também promovemos a prevenção, antecipando o Novembro Azul”, explica o Relações Públicas, Otávio Montanher.  

A promoção concentra-se nos atendimentos da especialidade de Urologia, então, a consulta com o médico urologista, mais os exames laboratoriais de urina tipo 1, PSA e creatinina, ficam pelo valor de 190 reais. Portanto, é uma oportunidade única que os homens precisam aproveitar, assim como o slogan da campanha diz: “Pai: você é o presente e o herói dos seus filhos, então cuide-se e faça já sua consulta e exames!”.

Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 45 3099-6705 ou pelo WhatsApp 45 99922-5647.

Mais sobre a especialidade

Se as mulheres vão ao ginecologista, os homens deveriam ir ao urologista, certo? Mais ou menos! Na verdade, esse especialista pode atender pacientes de ambos os sexos. Por isso, se você não sabe a resposta exata para a pergunta “quando devo procurar um urologista?”, vale a pena conhecer mais sobre o papel desse médico na sua saúde.

Para começo de conversa, precisamos entender que a urologia é a especialidade da medicina que cuida tanto do sistema reprodutor masculino (testículos, pênis, próstata etc.) quanto do sistema urinário de homens e mulheres, incluindo órgãos como rins, bexiga e uretra. Dessa forma, não são apenas os rapazes e senhores que podem procurá-lo.

Outro mito bastante difundido sobre o urologista é que ele trata apenas problemas de próstata, portanto apenas homens mais velhos deveriam se consultar com esse médico. Contudo, conforme veremos a seguir, esse especialista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar determinadas condições que acometem pessoas de todas as idades.

O urologista na vida do homem


Embora as infecções urinárias sejam mais comuns nas mulheres, o urologista é o médico que cuida também do sistema reprodutor masculino, incluindo queixas em relação à fertilidade e ao desempenho sexual.

O médico especialista em urologia está habilitado a fazer o diagnóstico e propor o tratamento de tumores benignos e malignos (câncer) que atingem os órgãos do sistema urinário de homens e mulheres (rins, ureteres, bexiga e uretra) e do sistema reprodutor masculino (pênis, testículos e próstata).

Sangramentos na urina, por exemplo, sempre são motivo para agendar uma consulta com o urologista, já que este é o sintoma mais comum do câncer de bexiga e rins em pacientes de ambos os sexos.

O câncer de testículo, por sua vez representa 5% dos tumores malignos entre os homens e chama atenção por atingir pacientes de 15 a 35 anos, em plena idade reprodutiva. Já o câncer de próstata é mais comum entre os homens mais velhos, passando a preocupar mais acima dos 45 anos – idade a partir da qual se deve fazer o exame de toque anualmente. Sabendo de tudo isso, agora é possível responder com muito mais segurança à pergunta inicial: no caso dos homens, deve-se procurar um urologista uma vez por ano; para as mulheres, não existe uma frequência correta, mas deve-se criar o hábito de consultar esse especialista quando a queixa se referir ao trato urinário.

%d blogueiros gostam disto: